Home

Evento enogastronômico na AESabesp agradou exigentes paladares PDF Imprimir E-mail
Seg, 17 de Junho de 2013 08:57

bol170613a

Na noite de 13 de junho, foi realizado no espaço social da AESabesp, o evento enogastronômico “3º Sabor / A arte em descobrir”, conduzido pelos “sommeliers” Alexandre Guidi, Alexandre Oliveira, Carina Moraes, Carla Moras e Samuel Gonçalves, que fizeram a apresentação de vinhos da vinícola Dal Pizzol, da região de Bento Gonçalves, na serra gaúcha.

O evento foi prestigiado pelo presidente da AESabesp, Reynaldo Young Ribeiro; pela vice-presidente e diretora social, Viviana de Aquino Borges; pelo conselheiro fiscal, Gilberto Margarido Bonifácio; pelo coordenador do Polo AESabesp de Itatiba, Carlos Alberto Miranda Silva e pelo diretor secretário, João Augusto Poeta, que foi o responsável por trazer esta ação saborosa para a AESabesp, junto ao sommelier Alexandre de Oliveira, conhecido como “Pequeno’, que é funcionário na Sabesp Ponte Pequena e mede mais de 1m90.

Na oportunidade, o especialista em vinhos, Samuel Gonçalves, fez uma apresentação geral da história dessa bebida/alimento no mundo, em 5000 aC., e no Brasil, em 1532, “introduzida pelas mãos de Braz Cubas, na Capitania de São Vicente”. Depois discorreu sobre a vinificação, conceitos e qualificação dos vinhos, complementando com a indicação das técnicas sensoriais de degustação: visual, olfativa e gustativa.

Após a esta parte introdutória, as explicações foram feitas na prática, com a degustação de vinhos acompanhados por pratos de harmonização, iniciando com um espumante Brutt, acompanhado por torradinhas com geléia de morango e gorgonzola, de entrada. Na sequencia, foi servido um caldo verde, em harmonização como vinho da uva touriga nacional, safra 2011.

O prato principal foi uma carne assada, estilo barreado, muito bem harmonizado com um vinho Dal Pizzol Ancellotta, amadurecido por um período de 15 meses em tonéis de madeira. Este vinho apresenta coloração de um vermelho intenso, com aromas de frutas vermelhas maduras, além de paladar generoso e persistente, daqueles que ficam por mais tempo na boca e deixam boas lembranças.

E, para encerrar, a sobremesa foi composta por tortinhas de limão e um espumante moscatel, apropriado para acompanhar doces. A proposta do evento foi a de proporcionar um surpreendente 3º sabor, como resultado da harmonização ideal de vinho com os pratos servidos. Foi alcançada com mérito, pois o público presente ficou muito satisfeito e aprovou todo o cardápio.

bol170613a2

 

Associação dos Engenheiros da Sabesp
Rua Treze de Maio, 1642 - Bela Vista
01327-002 - São Paulo - SP
Tel: 11 3263 0484 | Fax: 11 3141 9041
aesabesp@aesabesp.org.br