Home

AESabesp entrega "Puramóveis", no Dia Mundial da Água PDF Imprimir E-mail
Qua, 22 de Março de 2017 16:22

O Dia Mundial da Água foi instituído pela ONU em 22 de março de 1992 e visa a conscientização da população a respeito do uso racional e da fragilidade da manutenção desse recurso natural.

2017-03-17-PHOTO-00000281Que dia emblemático para a Associação dos Engenheiros da Sabesp (AESabesp) comemorar a entrega dos quatro primeiros simuladores móveis para demonstração de consumo de água conhecidos como “Puramóvel”.

A entrega se deu dia 20/03 na Unidade de Negócio da Baixada Santista (UN. RS) da Diretoria de Sistemas Regionais (R), através da ação da Diretoria de Projetos Socioambientais. No mesmo dia, as equipes de Comunicação, Comercial e Marketing e Recursos Humanos receberam instruções das funcionalidades e o treinamento para manusearem os equipamentos.

Esses equipamentos serão ferramentas essenciais para o desenvolvimento de ações educacionais previstas pelo Projeto de Educação Ambiental da Baixada Santista, que contempla ainda a realização de palestras e atividades lúdicas, em escolas, empresas e associações.

Os equipamentos foram adquiridos com recursos do Fundo Estadual de Recursos Hídricos (Fehidro), que é o órgão de financiamento das ações no âmbito das Agências de Bacias Hidrográficas, da Secretaria de Saneamento e Recursos Hídricos, através de uma parceria entre a AESabesp e a Sabesp – UN. RS, através de recursos do Comitê da Bacia Hidrográfica da Baixada Santista (CBH-BS), após um processo de enquadramento às regras e calendário do Fehidro. 

Fazem, ainda, parte do Projeto, o fornecimento de material educativo – 10.000 (dez mil) revistas lúdicas sobre o tema de uso racional de água, para a faixa etária de 06 a 14 anos; 3.000 (três mil) folhetos para jovens acima de 14 anos e 3.000 (três mil) redutores de pressão, para serem entregues aos participantes dos treinamentos, para uso e redução do consumo imediato.

2017-03-17-PHOTO-00000282Em uma versão mais compacta, leve e segura, idealizada e construída pela Mecaltec Indústria e Comércio Ltda, parceira da Sabesp desde 1990 em fornecimento de equipamentos e serviços para pitometria, controle de perdas e saneamento, cada Puramóvel é capaz de simular situações reais de consumo de água em uma residência, comparar a eficiência de torneiras com e sem dispositivos economizadores, além de demonstrar com precisão de mililitros, o tamanho do desperdício que pode ser provocado por um simples gotejamento, pela falta de manutenção adequada em chuveiros ou torneiras, por exemplo.

Esse é o primeiro Convênio estabelecido entre a AESabesp e a Sabesp, com recursos a fundo perdido do Fehidro, outras Unidades de Negócio podem candidatar-se para o mesmo tipo Convênio de ações de Educação Ambiental e fornecimento do Puramóvel, conforme disponibilidade de recursos e regras do Comitê de Bacias em que estiverem inseridas, é só entrar em contato com a Diretora de Projetos Socioambientais,  Eng. Márcia Nunes, que instruirá na obtenção do mesmo tipo de Convênio.

 

Associação dos Engenheiros da Sabesp
Rua Treze de Maio, 1642 - Bela Vista
01327-002 - São Paulo - SP
Tel: 11 3263 0484 | Fax: 11 3141 9041
aesabesp@aesabesp.org.br