Home

AESabesp entrega "Puramóveis" na Baixada Santista PDF Imprimir E-mail
Seg, 27 de Março de 2017 10:43

O Dia Mundial da Água foi instituído pela ONU em 22 de março de 1992 e visa a conscientização da população a respeito do uso racional e da fragilidade da manutenção desse recurso natural.

Para a eng. Márcia Nunes, nossa diretora socioambiental, em 2017 esse dia "foi emblemático para a Associação dos Engenheiros da Sabesp", que efetuou a entrega dos quatro primeiros simuladores móveis para demonstração de consumo de água conhecidos como “Puramóvel”.

A entrega se deu dia 20/03 na Unidade de Negócio da Baixada Santista (RS) da Diretoria de Sistemas Regionais (R) da Sabesp, por meio de uma ação da Diretoria de Projetos Socioambientais da AESabesp. No mesmo dia, as equipes de Comunicação, Comercial e Marketing e Recursos Humanos da RS receberam instruções das funcionalidades e o treinamento para manusearem os equipamentos.

Esses equipamentos serão ferramentas essenciais para o desenvolvimento de ações educacionais previstas pelo Projeto de Educação Ambiental da Baixada Santista, que contempla ainda a realização de palestras e atividades lúdicas, em escolas, empresas e associações.

Os equipamentos foram adquiridos com recursos do Fundo Estadual de Recursos Hídricos (Fehidro), que é o órgão de financiamento das ações no âmbito das Agências de Bacias Hidrográficas, da Secretaria de Saneamento e Recursos Hídricos, como resultado de uma parceria entre a AESabesp e a Sabesp – Unidade de Negócios da Baixada Santista (RS), através de recursos do Comitê da Bacia Hidrográfica da Baixada Santista (CBH-BS), após um processo de enquadramento às regras e calendário do Fehidro. 

Fazem, ainda, parte do Projeto, o fornecimento de material educativo – 10.000 (dez mil) revistas lúdicas sobre o tema de uso racional de água, para a faixa etária de 06 a 14 anos; 3.000 (três mil) folhetos para jovens acima de 14 anos e 3.000 (três mil) redutores de pressão, para serem entregues aos participantes dos treinamentos, para uso e redução do consumo imediato.

 Em uma versão mais compacta, leve e segura, idealizada e construída pela empresa Mecaltec, parceira da Sabesp desde 1990 em fornecimento de equipamentos e serviços para pitometria, controle de perdas e saneamento, cada Puramóvel é capaz de simular situações reais de consumo de água em uma residência, comparar a eficiência de torneiras com e sem dispositivos economizadores, além de demonstrar com precisão de mililitros, o tamanho do desperdício que pode ser provocado por um simples gotejamento, pela falta de manutenção adequada em chuveiros ou torneiras, por exemplo.

Esse é o primeiro Convênio estabelecido entre a AESabesp e a Sabesp, com recursos a fundo perdido do Fehidro.  Outras Unidades de Negócio da Sabesp podem candidatar-se para o mesmo tipo "Convênio de Ações de Educação Ambiental" e fornecimento do Puramóvel, conforme disponibilidade de recursos e regras do Comitê de Bacias em que estiverem inseridas. Os interessados devem  entrar em contato com a Diretora de Projetos Socioambientais,  pelo e-mail  Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. , at. da diretora Márcia Nunes, que instruirá na obtenção do mesmo tipo de Convênio.

 

Associação dos Engenheiros da Sabesp
Rua Treze de Maio, 1642 - Bela Vista
01327-002 - São Paulo - SP
Tel: 11 3263 0484 | Fax: 11 3141 9041
aesabesp@aesabesp.org.br