Home

Câmara de Comunicação no Saneamento apresenta diagnóstico do setor PDF Imprimir E-mail
Seg, 27 de Março de 2017 10:39

No dia 21 de março, expoentes do setor estiveram reunidos na sede da ABES-SP, na Câmara de Comunicação no Saneamento da ABES, coordenada pelo engenheiro Dante Ragazzi Pauli, que integra o Grupo de Comunicação do Congresso ABES/Fenasan 2017 . A AESabesp marcou presença com sua equipe de imprensa.

Na oportunidade, foi apresentado o documento "Diagnóstico Setorial e Proposta de Ações do Projeto de Regulação do Setor de Água e Saneamento", realizado pelo Convênio de Cooperação entre a ABES e o BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento), que apresenta os desafios do setor e propõe ações em relação à implantação do Marco Regulatório, aos sistemas de informações e indicadores e à universalização dos serviços e subsídios (acesse o estudo no link).

De acordo com o eng. Dante R.Pauli, "entre os desafios apontados, o estudo aponta a necessidade de vencer a resistência dos usuários, particularmente os de baixa renda, em se ligar às redes de coleta disponíveis. Cerca de 50% da população no Brasil não têm acesso à rede coletora, sendo a situação do tratamento de esgotos ainda mais grave. Na zona rural, o cenário é ainda pior, incluindo grandes desafios também no abastecimento de água".

O estudo sobre a Regulação do Saneamento no país lista outros desafios urgentes, como a Implantação do Marco Regulatório, Sistematização de Informações e Indicadores e Universalização dos serviços de água e esgoto e subsídios.

Para o palestrante, que também é coordenador geral do projeto ABES/BID, a construção do conjunto de ações prioritárias mencionadas pelo estudo trata-se apenas do primeiro passo.  “Executá-las demandará que titulares dos serviços, agências reguladoras e prestadores de serviços formem consensos não apenas das ações a serem tocadas, como também da criação de grupos de trabalho e de suas respectivas responsabilidades”, frisa. “Regulação é um tema relativamente novo para o nosso setor. Esperamos que o estudo contribua para enriquecer e aprofundar a discussão entre todos os entes do Saneamento.”  

Webinar gratuito
Na próxima sexta-feira, dia 24 de março, às 11h, Dante Ragazzi Pauli, discorrerá sobre o “Diagnóstico da Regulação no Brasil”, produzido pela entidade em parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento – BID.

A participação é gratuita. Inscrições no link.

Colaboração: Assessoria de Comunicação da ABES-SP

 

Associação dos Engenheiros da Sabesp
Rua Treze de Maio, 1642 - Bela Vista
01327-002 - São Paulo - SP
Tel: 11 3263 0484 | Fax: 11 3141 9041
aesabesp@aesabesp.org.br